Encontro de formação do Fazendo Minha História em Campinas

Nos dias 28 e 29 de abril foi realizado o primeiro encontro de formação do projeto Fazendo Minha História para abrigos do interior de São Paulo. Além de 10 instituições selecionadas a partir de um edital, outros 5 abrigos participaram do evento como convidados. Técnicos, educadores, mães sociais e voluntários vieram de Campinas, Franco da Rocha, Poços de Caldas, Valinhos, Paulínia, Jacareí, Sorocaba, Artur Nogueira, Piracaia, Leme e Santa Cruz das Palmeiras para participar, um grande sucesso!

O encontro foi aberto por Claudia Vidigal, presidente do Instituto Fazendo História, e contou com a participação de dois convidados que atuam no Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes:

Jane Valente, responsável pela alta complexidade de Campinas e presidente do CMDCA do Município, trouxe um panorama histórico do acolhimento e a importância da atuação de cada profissional ali presente para fazer valer leis, orientações e planos relativos ao cuidado e proteção às crianças e adolescentes.

Já Dr Fabiano Moura de Moura, Juiz da Infância de João Pessoa (PB), compartilhou com todos a respeito de sua relação com o projeto Fazendo Minha História através de um depoimento apaixonado e da exposição de uma pesquisa realizada em um abrigo de João Pessoa, que investigou o nível de ansiedade em crianças que participam do projeto e em crianças que não participam. Os resultados foram surpreendentes!

Em seguida, Isabel Penteado e Claudia Vidigal apresentaram o Programa Fazendo Minha História e do projeto iniciado junto às instituições presentes.

A partir daí o encontro foi conduzido por José Roberto da Silva, pedagogo e mediador de leitura, que levou à todos a um mergulho no mundo das histórias dos livros infantis e juvenis. Na parte da tarde do dia 28 e manhã do dia 29, Beto encantou os participantes com brincadeiras, leituras e atividades em grupo onde todos puderam entrar em contato com o papel das histórias na própria vida, descobrir o acervo de livros, refletir sobre o papel da literatura, pensar em espaços para leitura dentro das instituições e aprender e experimentar a metodologia usada pelo Fazendo Minha História para o uso dos livros: a mediação de leitura. A sensibilização foi geral: as 60 pessoas que participaram do encontro ficaram encantadas com os livros e suas possibilidades!

No último período do encontro, os profissionais de cada instituição se reuniram com uma técnica do projeto para planejar a maneira como organizarão a chegada dos livros e as sessões de mediação de leitura em seu dia a dia, a primeira etapa do desenvolvimento do Fazendo Minha História!

Sobre institutofh

Fundadora do Instituto Fazendo História.
Esse post foi publicado em Fazendo Minha História. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Encontro de formação do Fazendo Minha História em Campinas

  1. Elaine Elamid disse:

    Que pena que Manaus é tão longe!!!

    Gostaria muito que tivesse um representante do Ler para Crescer nesta oficina.

    Quando será a próxima?

    Espero os vídeos desta oficina para conferir as maravilhosas palestras.

    Parabéns pelo trabalho

    Elaine

  2. eliana ap guijo artimundo disse:

    Gostaria de receber materiais sobre o projeto fazendo historia,sou Profª de Ens Fundamental(E.M.DR.FRANCISCO MORATO),afinal resgatar,registrar a historia de vida de cças e adolescentes que vivem em abrigos. Faz parte de nossa realidade.

    • Eliana Ap Guijo Artimundo disse:

      Parabens pela bela iniciativa……..

    • institutofh disse:

      Olá Eliana! Em nosso site, você pode encontrar diversas de nossas publicações disponíveis para download (www.fazendohistoria.org.br) , inclusive o guia para ação de colaboradores do Fazendo Minha História. É muito importante falar sobre a nossa história e a escola pode ser um espaço de resgate e registro também, não é mesmo? É importante adequar este trabalho para o contexto coletivo e educacional, pois o nosso guia foi elaborado pensando na relação individual entre colaborador e criança. Estamos disponíveis para eventuais dúvidas. Até mais!

Deixe um comentário